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06/03/18
ANS divulga resultados do novo ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento
Cerca de 44 planos de saúde de 17 operadoras foram suspensas nessa etapa do programa
Da redação

Na última sexta-feira (02), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os resultados do novo ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Cerca de 44 planos de saúde de 17 operadoras foram suspensas nessa etapa do programa. A suspensão começará a valer na próxima segunda-feira (09) e protege cerca
de 180,9 mil beneficiários.

Esses usuários continuarão a ter assistência regular, mas as operadoras ficam impedidas de vender os planos para outros interessados até que comprovem a melhoria no atendimento.

O monitoramento é realizado a cada três meses e avalia as operadoras a partir das reclamações dos clientes relativas à cobertura assistencial como, por exemplo, negativas e demora no atendimento. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas recebidas no 4º trimestre de 2017. 

A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, destaca que a medida tem como principal objetivo acompanhar a atuação das operadoras no tocante ao atendimento prestado aos beneficiários. As operadoras suspensas só podem voltar a comercializar esses planos à medida em que houver melhoria no atendimento e acesso dos beneficiários às coberturas contratadas. "É desta maneira que a agência atua na proteção do beneficiário de planos de saúde", explica.

Entre outubro e dezembro de 2017, a Agência recebeu 15.487 reclamações de natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Dessas, 13.898 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento. Houve exclusão de reclamação de operadoras que estão em processo de alienação de carteira e portabilidade especial ou extraordinária, cujos planos não podem ser comercializados em razão do processo de saída ordenada de empresa do mercado. 

No período, 91,6% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), garantindo resposta ao problema desses consumidores com agilidade. Ainda, cerca 20 planos foram reativados, com três operadoras tendo reativação total de planos e cinco com reativação parcial. 



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