home notícias Gestão
Voltar Voltar
07/09/18
Após um dos maiores escândalos tecnológicos de sempre, Theranos tem fim anunciado
Empresa já tinha reduzido o número de funcionários de 125 para 20, em março deste ano
Filipe Sousa

Theranos, a startup que prometia usar uma única gota de sangue para fazer, pelo menos, 120 diferentes exames, podendo chegar aos 240, entre eles diabetes, diabetes, até mesmo câncer, vai encerrar, segundo palavras de um acionista ao The Wall Street Journal. 

A empresa chegou a estar avaliada 9 bilhões de dólares, graças ao principal produto, que se acreditava ter potencial para revolucionar a indústria da saúde. Agora, segundo a fonte que falou ao WSJ, após o processo de dissolução o valor que restar será utilizado para quitar dívidas a credores. Foi uma investigação do The Wall Street Journal, em outubro de 2015, que colocou em causa a tecnologia da Theranos, dizendo que não cumpria as funções anunciadas, que prometiam testes mais rápidos e baratos que os grandes laboratórios. No total, cumpria cerca de 10% dos testes anunciados (15 em 240) e surgiram muitas desconfianças internas da precisão destas análises. 

A sua fundadora, Elizabeth Holmes, outrora comparada a Steve Jobs, por fundar a empresa aos 19 anos sem terminar os estudos, foi mulher mais jovem de sempre ao entrar, em 2014 e com apenas 30 anos, na lista da Forbes dos 400 mais ricos dos Estados Unidos. Depois de estar avaliada em  4,5 bilhões de dólares, a queda foi abrupta. Elizabeth Holmes começou por negar todas as acusações de fraude, mas acabou por assumir a culpa.

O regulador proibiu a empresa foi proibida de prosseguir com os testes os processos por parte de investidores começaram a se multiplicar. Em março de 2018, a Securities and Exchange Commission (SEC) concluiu que Elizabeth Holmes e o ex-presidente da empresa Ramesh Balwani tinham participado numa “elaborada e longa fraude com a qual captaram mais de 700 milhões de dólares a investidores, através de declarações falsas que prestaram sobre a tecnologia, os negócios e o desempenho financeiro da empresa”. Pouco depois, em junho, ambos foram formalmente acusados pelo ministério público de 11 crimes de fraude (nove acusações de fraude eletrónica e duas por conspiração de fraude eletrónica). Ambos podem acabar por ser condenados a 20 anos de prisão.

Em junho de 2016, a empresa foi avaliada em baixa pela Forbes, desvalorizando 8 bilhões de dólares. A investigação jornalística acendeu o rastilho que implodiu a Theranos. O fechamento surge sem surpresa, poucos meses depois da redução de pessoal, de 125 colaboradores para 20.
O site da empresa já não existe. Em breve, será a empresa que deixará de existir.



PUBLICIDADE

Mais lidas


    Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 309

    Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/diagnosticoweb/www/noticia-interna.php on line 322

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.