home notícias Gestão
Voltar Voltar
15/06/12
Veja os países com os melhores sistemas de saúde do mundo
Inglaterra, Espanha e França têm gastos per capita maiores do que o Brasil
Da redação

Uma pesquisa recente realizada pelo Ibope mostrou que 61% dos brasileiros consideram a saúde como a área mais problemática do país, à frente da segurança e da educação. As informações são da revista "Exame". 


O Brasil gasta cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) na saúde, o que representa um gasto per capita de 909 dólares. Esse valor é menor que os 3 mil dólares que as nações listadas como as melhores do mundo na área gastam. 


O Canadá, um dos países da lista, gasta cerca de 8% do PIB em saúde e a despesa per capita é de 4,3 mil dólares. Embora pagos pelo governo, os médicos não são funcionários públicos. A maioria dos atendimentos financiados pelo sistema é oferecida na iniciativa privada, o que provoca a inexistência de competição entre o sistema público e privado. 


No Reino Unido, que gasta 8,2% do PIB em saúde, o sistema de saúde foi criado depois da Segunda Guerra Mundial. Lá, há uma ligação maior entre médico e paciente, já que ele tende a estar no mesmo bairro de residência do paciente. 


A Espanha também é apontada como um dos países entre os que tem o melhor sistema de saúde do mundo. Entre marcas elogiadas pelo sistema estão a garantia de que será atendido e a comunicação com o paciente, que envolve cartas, e-mails e SMS. 


Por fim, a França, que gasta 9,3% do PIB na área da saúde, já teve o sistema de saúde eleito o melhor do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O sistema francês é relativamente complexo comparado ao SUS brasileiro, misturando seguro público com contribuições na folha de salários. Em boa parte dos casos, o atendimento não é gratuito, mas o governo reembolsa parte ou toda a despesa.



PUBLICIDADE

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades do Diagnosticoweb em seu e-mail

agenda

facebook

© Copyright 2012, Diagnósticoweb . Todos os direitos reservados.